COMO FAZER O BRASIL PROGREDIR

Vamos ser para sempre o país do futuro? O que falta para esse futuro chegar?
  1. Precisamos aumentar a renda da população, mas isso depende da produtividade, a qual depende do nível de qualificação da força produtiva, que depende da qualidade da educação, cujo gargalo está no ensino fundamental.
  2. Precisamos melhorar a distribuição de renda, mas ela é consequência da nossa enorme concentração de educação, especialmente no ensino fundamental, conforme amplamente demonstrado nos exames nacionais e internacionais.
  3. Precisamos de democratas esclarecidos, capazes de votar melhor, mas isso depende de um bom ensino fundamental.
Poderíamos lembrar dezenas de outros gargalos que dependem de uma melhora no ensino fundamental. Então, se tudo depende disso o que fazer? 

A baixa qualidade está concentrada principalmente nas escolas municipais, mas quase todas as prefeituras não têm nem competência nem recursos financeiros para conseguir essa melhoria.
Não adianta tentar centralizar essa responsabilidade nos estados ou no governo federal porque isso só pioraria o problema. Conclusão: temos que proporcionar competência e recursos para que os municípios promovam essa revolução educacional.
Não se deve centralizar a execução da educação, mas seria válido centralizar um programa de aperfeiçoamento dos professores e outro programa de concessão de prêmios aos municípios que conseguissem os melhores resultados nos exames nacionais.
O ideal seria delegar aos estados a formação dos professores, que estabeleceriam programas específicos de acordo com as peculiaridades de cada um. Os professores da rede municipal, assim treinados, seriam devolvidos aos respectivos municípios.
O Ministério da Educação promoveria prêmios a serem distribuídos aos municípios e aos professores que conseguissem alcançar as metas determinadas para os exames de avaliação. Seria interessante promover verdadeiras gincanas estaduais e municipais para acelerar o processo.
O ensino médio teria que dar mais ênfase aos cursos técnicos, proporcionando uma profissão aos que não desejam ou não podem entrar nas universidades.
Não podemos descartar a imensa contribuição que podem dar as escolas privadas, mesmo para os mais pobres, mediante a concessão de bolsas ou “vouchers” para pagamento.
Com um programa bem concebido e bem executado, ao fim de uma geração teríamos resolvido o maior problema nacional.

2 comentários:

Cia Faz e Conta disse...

É isso aí! Salários dignos, formação e reciclagem de professores, plano de carreira, incentivos. EDUCAÇÃO É A SOLUÇÂO!

Leonardo disse...

Concordo plenamente.