tag:blogger.com,1999:blog-44512947519132848282024-03-13T23:42:35.750-03:00Professor LacombeAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.comBlogger41125tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-32990723889654149362012-08-30T21:19:00.001-03:002012-09-01T15:39:25.041-03:00COMO FAZER O BRASIL PROGREDIR<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: left;">
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify;">Vamos ser para sempre o país do
futuro? O que falta para esse futuro chegar?</span></div>
</div>
<div style="text-align: left;">
</div>
<ol>
<li style="text-align: left;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: -18pt;">Precisamos aumentar a renda da população, mas
isso depende da produtividade, a qual depende do nível de qualificação da força
produtiva, que depende da qualidade da educação, cujo gargalo está no ensino
fundamental.</span></li>
<li style="text-align: left;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: -18pt;">Precisamos
melhorar a distribuição de renda, mas ela é consequência da nossa enorme concentração
de educação, especialmente no ensino fundamental, conforme amplamente
demonstrado nos exames nacionais e internacionais.</span></li>
<li style="text-align: left;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: -18pt;">Precisamos
de democratas esclarecidos, capazes de votar melhor, mas isso depende de um bom
ensino fundamental.</span></li>
</ol>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Poderíamos lembrar dezenas de
outros gargalos que dependem de uma melhora no ensino fundamental. Então, se
tudo depende disso o que fazer? </span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;"></span><br /></div>
<a name='more'></a><div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">A baixa qualidade está concentrada
principalmente nas escolas municipais, mas quase todas as prefeituras não têm
nem competência nem recursos financeiros para conseguir essa melhoria.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Não adianta tentar centralizar essa
responsabilidade nos estados ou no governo federal porque isso só pioraria o
problema. Conclusão: temos que proporcionar competência e recursos para que os
municípios promovam essa revolução educacional.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Não se deve centralizar a execução
da educação, mas seria válido centralizar um programa de aperfeiçoamento dos
professores e outro programa de concessão de prêmios aos municípios que
conseguissem os melhores resultados nos exames nacionais.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">O ideal seria delegar aos estados a
formação dos professores, que estabeleceriam programas específicos de acordo
com as peculiaridades de cada um. Os professores da rede municipal, assim
treinados, seriam devolvidos aos respectivos municípios.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">O Ministério da Educação promoveria
prêmios a serem distribuídos aos municípios e aos professores que conseguissem
alcançar as metas determinadas para os exames de avaliação. Seria interessante
promover verdadeiras gincanas estaduais e municipais para acelerar o processo.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">O ensino médio teria que dar mais
ênfase aos cursos técnicos, proporcionando uma profissão aos que não desejam ou
não podem entrar nas universidades.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Não podemos descartar a imensa
contribuição que podem dar as escolas privadas, mesmo para os mais pobres,
mediante a concessão de bolsas ou “vouchers” para pagamento.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Com um programa bem concebido e bem
executado, ao fim de uma geração teríamos resolvido o maior problema nacional.</span></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-68226752727685449312012-08-27T18:56:00.002-03:002012-09-01T15:40:24.826-03:00AS COTAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E A MERITOCRACIA<!--[if gte mso 9]><xml>
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<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: 18pt;">A aprovação
de 50% das cotas para os alunos provenientes das escolas públicas vai ter as
seguintes consequências:</span></div>
</div>
<div style="text-align: left;">
</div>
<ul>
<li style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-indent: -18pt;">Perda da
qualidade dessas universidades.</span></li>
<li style="text-align: justify;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-indent: -18pt;">Perda da
autonomia universitária, garantida na Constituição.</span></li>
<li style="text-align: left;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: -18pt;">Queda da
qualidade dos profissionais no Brasil, com reflexos negativos na produtividade
e no PIB do país.</span></li>
<li style="text-align: left;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify; text-indent: -18pt;">Aumento das
reprovações nos cursos dessas universidades, superlotando as turmas dos
primeiros anos.</span></li>
</ul>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">O STF
decidiu que é constitucional o estabelecimento de cotas, violando uma cláusula
pétrea da Constituição que garante a igualdade de todos os cidadãos,
baseando-se no fato de que a desigualdade já existia em razão da diferença de
oportunidades entre ricos e pobres. </span></div>
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;"></span><br /></div>
<a name='more'></a><div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Em vez de proporcionar igualdade de
qualidade de educação para os pobres melhorando o ensino fundamental e médio nas
escolas públicas, resolve-se piorar a qualidade das universidades para
assegurar a desejada igualdade.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">O certo
seria proporcionar educação de qualidade nas escolas públicas do ensino
fundamental e médio, em nível igual ao das escolas privadas. No entanto, os
políticos não desejam que o povo seja instruído e informado, porque se isso
ocorresse, os representantes do povo seriam outros. É preferível uma medida
demagógica que dê uma “chance” aos coitadinhos. Os que realmente desejam uma
educação de bom nível nas escolas públicas, com raras exceções, não lutam por
essa melhoria, porque os resultados não viriam em curto prazo e ninguém está
interessado nas próximas gerações e sim nas próximas eleições e seria
necessário mudar o sistema de gestão nessas escolas, com medidas nem sempre
populares.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<div style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Os erros
começam com a gratuidade das universidades públicas. Elas deveriam ser pagas,
com bolsas generosas e em grande número para todos os que não pudessem pagar e
demonstrassem bom aproveitamento.</span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 18.0pt;">
<div style="text-align: justify;">
<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 115%; mso-bidi-font-size: 11.0pt;">Nenhum país consegue progredir sem privilegiar a
meritocracia.</span></b></div>
</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-41561125946202051952011-01-17T15:41:00.002-02:002012-09-01T15:41:57.302-03:00AS ENCHENTES E A CENTRALIZAÇÃO DO PODER<!--[if gte mso 9]><xml> <o:officedocumentsettings> <o:relyonvml/> <o:allowpng/> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:worddocument> <w:view>Normal</w:View> <w:zoom>0</w:Zoom> <w:trackmoves/> <w:trackformatting/> <w:hyphenationzone>21</w:HyphenationZone> <w:punctuationkerning/> <w:validateagainstschemas/> <w:saveifxmlinvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:ignoremixedcontent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:alwaysshowplaceholdertext>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:donotpromoteqf/> <w:lidthemeother>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:lidthemeasian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:lidthemecomplexscript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:compatibility> <w:breakwrappedtables/> <w:snaptogridincell/> <w:wraptextwithpunct/> 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<div class="MsoNormal" style="text-align: left;">
<div style="text-align: left;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify;">Todos os anos assistimos as mesmas catástrofes com perdas de vidas que poderiam ter sido salvas e enormes prejuízos materiais que poderiam ter sido evitados. Muitos artigos foram escritos sobre o assunto procurando encontrar soluções. Nenhum, porém, ataca a raiz do problema: a centralização do poder em Brasília. Alguns culpam os ministros que não liberaram as verbas pedidas pelas prefeituras para o remover os moradores em locais de risco e para as obras de contenção de encostas. Embora esses ministros sejam mesmo culpados, o problema nunca será resolvido por meio da racionalização dessas liberações. </span></div>
</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: left;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%; text-align: justify;"></span></div>
<a name='more'></a><div style="text-align: justify;">
Quando os burocratas em Brasília terão condições de analisar as prioridades de cada uma das milhares de prefeituras? Outros culpam os prefeitos que não correram atrás das verbas solicitadas, alegando que não basta pedir. Isto significa que ganha mais quem tem bons lobistas e não quem tem mais necessidade. Não adianta elaborar normas e criar enormes equipes para decidir as prioridades. Como dizia o saudoso Hélio Beltrão: temos que eliminar o erro e não racionalizá-lo, se racionalizarmos o erro será mais difícil eliminá-lo.</div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> A raiz do problema está, portanto, na centralização do poder. Ou o governo nomeia anjos para os ministérios ou o problema continuará até que o poder seja descentralizado. Infelizmente, é muito difícil que isto ocorra no futuro próximo, por causa da fome e sede de poder dos que ocupam cargos no governo da União.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> Se a maior parte dos recursos for administrada diretamente pelas prefeituras e estados será mais fácil encontrar os responsáveis. A prioridade do que deve ser executado estará concentrada nos administradores locais. Atualmente não há responsável: os prefeitos e governadores reclamam da falta de recursos financeiros e o governo federal da impossibilidade de analisar os pedidos. Dando um exemplo concreto: os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo recolheram em impostos ao governo, em 2010, cem vezes mais do que o custo do sistema de alarme, que teria salvo centenas de vidas, cuja verba para construção foi pedida ao governo federal e foi negada!</span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> Outro erro é a falta de um programa adequado de urbanização. A parte antiga da cidade de Petrópolis, que sofreu um temporal muito parecido com o das demais áreas da região serrana do Rio de Janeiro ficou intacta: nada foi perdido. A urbanização daquela área foi feita em meados do século XIX pelo major Koeler, um dos maiores urbanistas europeus da época, que Pedro II mandou vir da Europa para elaborar o plano de urbanização da cidade e ele o fez seguindo os padrões alemães.</span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> É muito bonito ver a mobilização da sociedade para socorrer os flagelados, mas isto não passa de uma solução paliativa. Ou se implanta a descentralização e bons programas de urbanização ou continuaremos a assistir perdas de vidas que poderiam ter sido salvas e perdas patrimoniais incalculáveis que poderiam ter sido evitadas.</span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-71226427834052952732011-01-01T17:05:00.001-02:002012-09-01T14:52:58.991-03:00O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E A DESIGUALDADE SOCIAL<!--[if gte mso 9]><xml> <w:worddocument> <w:view>Normal</w:View> <w:zoom>0</w:Zoom> <w:trackmoves/> <w:trackformatting/> <w:hyphenationzone>21</w:HyphenationZone> <w:punctuationkerning/> <w:validateagainstschemas/> <w:saveifxmlinvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:ignoremixedcontent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:alwaysshowplaceholdertext>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:donotpromoteqf/> <w:lidthemeother>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:lidthemeasian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:lidthemecomplexscript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:compatibility> <w:breakwrappedtables/> <w:snaptogridincell/> <w:wraptextwithpunct/> <w:useasianbreakrules/> <w:dontgrowautofit/> <w:splitpgbreakandparamark/> <w:dontvertaligncellwithsp/> 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<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 12pt;">As desigualdades educacionais no Brasil são causa e também conseqüência das desigualdades sociais. Se quisermos diminuir as desigualdades sociais, o ponto de partida será obrigatoriamente diminuir as desigualdades educacionais. Outras medidas não passam de paliativos. Há muitos anos, esse diagnóstico já tinha sido feito, mas só agora está sendo levado a sério pelas autoridades. Pelo menos, estamos agora debatendo o fundo da questão.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Na avaliação internacional do ensino fundamental de 65 países, o PISA, o Brasil ficou em 2009, como sempre, com uma das piores </span><span style="font-size: 12pt;">classificações apesar de ter melhorado em relação à avaliação anterior. </span></div>
<a name='more'></a><span style="font-size: 12pt;">Entre os 65 países avaliados, o Brasil, com uma média de 401 pontos, ficou na 53ª posição, abaixo de países como Romênia, México, Chile e Uruguai. O Brasil também ficou bem abaixo da média da OCDE, de 469 pontos. No entanto, se tomarmos apenas os 2% melhores do Brasil vemos que eles se comparam, pelo menos, em igualdade de condições com os melhores 2% dos países mais bem classificados. Infelizmente, os 50% piores trazem a média do nosso país para um dos níveis mais baixos. Além disso, as escolas privadas e as federais tiveram médias próximas da média da OCDE. Ficam claras (a) a terrível concentração educacional que espelha a igualmente terrível concentração econômica e social do país; (b) o problema do ensino fundamental está principalmente concentrado nas escolas públicas estaduais e municipais.</span><br />
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Disse Cláudia Costin, secretária de educação do Estado do Rio de Janeiro, pouco após a sua posse: “</span><span style="font-size: 12pt;">Temos muitos problemas relacionados ao desenvolvimento social e às suas conseqüências e efeitos sobre nossas escolas. Para dar apenas um exemplo, entre os nossos 700 mil alunos, 28 mil freqüentando o 4º, 5º e 6º ano eram analfabetos”.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Para resolver este problema, que representa o maior obstáculo na nossa corrida para o desenvolvimento, não bastam recursos financeiros, é preciso melhorar o sistema de gestão.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Quando na primeira postagem deste blog relatamos as razões da ineficiência do setor público, mencionamos, entre outros, os seguintes motivos: o tamanho da estrutura da administração e a forma como ela está organizada, o risco menor dos administradores, a inexistência de relação entre os resultados alcançados e a receita obtida, além de outras. A educação pública padece da falta de eficiência por estas e outras razões. Além disso, ela é prejudicada pela síndrome do “coitadinho”: em muitos estados é proibido reprovar, não se pode punir os professores que apresentam mau desempenho, nem premiar os que se sobressaem etc. Em alguns estados da federação os diretores das escolas são eleitos pelos professores e funcionários administrativos. Como poderá ele cobrar resultados e exercer os poderes de coerção sobre um grupo do qual depende para continuar ocupando sua posição? Os professores e administradores são funcionários públicos vitalícios, mal pagos e freqüentemente frustrados, que não correm nenhum risco. O resultado não poderia ser outro.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Não adiantará muito aumentar os recursos financeiros se não for mudado o sistema de gestão. Será preciso implantar a meritocracia no sistema educacional: premiar os bons e punir e afastar os maus; vincular a remuneração aos resultados alcançados. As incipientes iniciativas de estados e municípios que adotaram este esquema comprovam a sua eficácia: os resultados melhoraram rapidamente.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> O governo federal estabeleceu um programa de metas que deve trazer alguns resultados se for adequadamente executado. É preciso premiar os que alcançaram e ultrapassaram essas metas e punir os que não o fizeram. É preciso avaliar e treinar os professores não só nos aspectos didáticos como, em muitos casos, no próprio conteúdo das matérias lecionadas. É preciso sensibilizar as famílias para colaborar com as escolas nos programas educacionais e, em muitos casos, dar condições para que elas o façam.</span><span style="font-size: 12pt;"></span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> No Estado do Rio de Janeiro, com vistas a obter melhores resultados em sala de aula várias medidas foram tomadas, entre elas: (a) treinamento de professores para dar aulas mais dinâmicas e quebrar os bloqueios cognitivos oriundos de superexposição à violência diária; (b) estabelecimento de metas para todas as escolas, determinando os resultados a serem alcançados. Todas as equipes recebem bônus quando cumprem estas metas. Parece um bom começo.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> É preciso não esquecer a imensa contribuição que pode ser dada pelas escolas privadas neste processo. Não podemos esquecer o exemplo das telefônicas. O esquema de vouchers a serem distribuídos pelas famílias, que poderiam ser utilizados par o pagamento das mensalidades, não deve ser descartado.</span></div>
<div class="MsoNormal">
<span style="font-size: 12pt;"> Vamos ficar atentos para os resultados. Se os programas derem certos começaremos a atacar os males das desigualdades econômicas e sociais.</span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-44932438079446519682009-10-21T20:56:00.000-02:002012-09-01T14:53:58.513-03:00PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA (2ª Parte)<div align="left">
O agronegócio busca terras, em média, baratas para, com tecnologia avançada, produzir muito e obter o retorno sobre o capital. A agricultura familiar está, na maioria das vezes, em terras mais caras, pois precisa estar mais próxima dos centros urbanos, e precisa produzir alimentos mais caros para obter o retorno desejado sobre o capital. Entre o pequeno produtor de alho, cebola e alimentos orgânicos e o grande produtor de soja, temos milhares de modelos de negócio diferentes em fazendas privadas, em pequenas, médias e grandes empresas e em cooperativas, quase sempre com bastante tecnologia e variados graus de beneficiamento. Todos buscam a remuneração da mão-de-obra e o retorno sobre o capital empregado. Nesse jogo, a commodity tem um preço baixo e precisa buscar um modelo de alta produtividade por hectare em terras mais baratas. <br />
<a name='more'></a>Os produtores de café conseguiram sair em parte desse círculo, transformando o café em um produto sofisticado, assim temos o café commodity e o café especial, produzido em propriedades menores com técnicas mais artesanais e preço final maior.<br />
Em vez de desapropriar, o governo deveria destinar esses recursos para ampliar o crédito para a atividade agrícola para a aquisição de pequenas propriedades, dos bens de capital e dos insumos necessários ao pequeno produtor. Aliado a programas de treinamento e transferência de tecnologia da Embrapa, seria possível obter alta produtividade da mão-de-obra empregada no campo em todos os tipos de negócio. A Internet é fundamental na área rural para que o pequeno produtor saiba o que e como plantar. É impossível obter isto sem uma educação adequada e focada na tecnologia a ser usada. Boa parte dos pequenos proprietários agrícolas tem acesso à Internet. Eles consideram o uso da Internet como importante instrumento de trabalho para trocar experiências, informações técnicas, consulta aos preços de mercados em todo o mundo e a previsão do tempo. O importante é que esse modelo deve estar baseado na liberdade dos produtores e na economia de mercado e jamais na economia de subsistência. Com o crescimento da classe C, o próprio mercado vai demandar os produtos desses produtores.<br />
De qualquer forma, agricultura não é mais uma atividade intensiva de mão-de-obra e já é há muito tempo uma atividade que exige muito investimento, conhecimento e alta tecnologia, bem como capital de giro para financiar o ciclo produtivo. Portanto, não dá para pensar em agricultura sem investir nesses três pilares, educação, tecnologia e crédito. É necessário muito investimento em adubagem e correção de acidez do solo para poder explorar adequadamente mais de 90% do território brasileiro (esse investimento pode até ser maior que o custo de aquisição). Isso sem falar de investimentos em irrigação (para regiões de seca) ou contra a erosão (regiões montanhosas e/ou chuvosas). Os assentados jamais investirão na terra, porque o INCRA não lhes dá a propriedade, mas apenas o direito ao uso. Quem vai investir em uma terra que não lhe pertence? Por que não lhes é dada a propriedade plena? Porque se fosse quase todos a venderiam e iriam para as cidades! Na realidade, muitos já o estão fazendo, embora a venda seja ilegal, porque este é o caminho natural, mas, se o número de vendas aumentasse ainda mais, os burocratas do INCRA seriam obrigados a reconhecer a falência do modelo. O modelo da propriedade plena daria mais certo que o atual, mesmo com muitas vendas, pois os compradores cuidariam bem do que é deles, investiriam na sua terra e produziriam mais. Os que migrariam para as cidades trabalhariam em serviços com produtividade e remuneração mais altas do que as que conseguem no campo. Não foram os sem terra e sim os burocratas do INCRA os beneficiários das desapropriações.<br />
O problema não é ter mais agricultores. É fazer com que os atuais agricultores tenham ganhos de produtividade e remuneração maior. Estudando as próprias estatísticas do IBGE, constata-se que, na média, os agricultores têm renda 70% (setenta por cento) inferior à renda média dos trabalhadores urbanos, isto é, sua renda é menos de um terço da renda média dos urbanos. Isto explica o êxodo rural e também porque mais de metade dos assentados vende os seus lotes o mais rapidamente possível e vão ou retornam para as cidades. Os empregos urbanos são muito melhor remunerados.<br />
A pergunta que não se cala: será que os burocratas do INCRA querem aumentar a produtividade agrícola ou preferem escamotear a realidade para manter seus empregos?<br />
Agradeço as colaborações de Georges Lacombe e Cândido Mendes Prunes, mas sou o único responsável pelas declarações acima.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-51487238162806009202009-10-19T14:54:00.001-02:002012-09-01T14:54:26.738-03:00A PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA (1ª Parte)Muito tem sido dito sobre a produtividade agrícola. Quase sempre dando razão aos céticos da estatística que dizem que com estatísticas é possível provar qualquer coisa.<br />
O foco da questão é a produtividade dos assentados (ou a falta dela). Enquanto o CNA baseia suas declarações em uma amostragem que o Ministro do Desenvolvimento Agrário diz ser falha porque não é representativa da totalidade, sem mesmo conhecer a amostra utilizada, este alega que a produtividade dos assentados é alta, porque o IBGE concluiu que a produtividade da agricultura familiar, na qual se incluem os assentados, é superior à do agronegócio.<br />
<a name='more'></a><br />
Vamos aos fatos: a agricultura familiar é, em sua imensa maioria, constituída de pequenos proprietários de fazendas que cultivam nas suas propriedades produtos de alto valor, enquanto o agronegócio cultiva commodities, com valor bem inferior. São dois tipos de negócio diferentes. Os assentados constituem uma parcela pequena do resultado da produção agrícola do conjunto denominado agricultura familiar. O governo mistura os assentados, que têm baixa produtividade, com pequenos agricultores proprietários da terra, que têm alta produtividade, e obtém um valor médio aceitável. Além disso, a produtividade foi medida em reais por hectare. Será que é a medida certa? Poderíamos medir em toneladas por hectare, em reais por homem-hora ou em toneladas por homem-hora. A única medida em que a produtividade da agricultura familiar é superior é em reais por hectare. No entanto, sempre se mede a produtividade pela unidade do fator escasso. Será a terra, no Brasil, o fator escasso? Em um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, em que o governo se dá ao luxo de distribuir áreas imensas para indígenas, sem produção alguma, dificilmente me farão crer que a terra é o fator escasso. Talvez fosse mais válido medir a produtividade em reais por homem-hora, pois é aí que temos uma medida da renda per capita agrícola e teríamos uma produtividade muitíssimo maior no agronegócio.<br />
No entanto, nada disso é válido: comparar a produtividade do agronegócio com a produtividade da agricultura familiar em reais por qualquer coisa, especialmente por hectare, é uma brincadeira de mau gosto, pois são dois tipos de negócio diferentes. Seria o mesmo que comparar a produtividade de uma refinaria de petróleo com a de um laboratório de produtos médicos especializados, ambas em reais por metro quadrado ocupado pela refinaria e pela fábrica. Estaríamos misturando alhos com bugalhos.<br />
Para medir a produtividade dos assentados só há uma maneira: comparar a produtividade dos assentados com a dos agricultores proprietários das suas pequenas fazendas. Se quisermos ser precisos, deveremos comparar a produtividade dos assentados e dos agricultores familiares proprietários que se dedicam ao mesmo produto e aí poderemos medir por hectare. Por exemplo, qual a produtividade de cada um em quilos por hectare na produção de feijão, verduras, morangos, mamão etc., etc. Estaríamos no mesmo tipo de negócio. Mas isto o governo jamais fará, porque ficará provada a falência do modelo adotado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.<br />
ContinuaAnonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-54345992274606936342009-06-18T11:20:00.000-03:002012-09-01T14:56:09.291-03:00A LEI QUE INSTITUCIONALIZA O CALOTE<link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CFRANCI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List"></link><link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CFRANCI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="themeData"></link><link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CFRANCI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="colorSchemeMapping"></link><!--[if gte mso 9]><xml> <w:worddocument> <w:view>Normal</w:View> <w:zoom>0</w:Zoom> <w:trackmoves/> <w:trackformatting/> <w:hyphenationzone>21</w:HyphenationZone> <w:punctuationkerning/> <w:validateagainstschemas/> <w:saveifxmlinvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:ignoremixedcontent>false</w:IgnoreMixedContent> 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<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: left;">
<span style="font-size: 13px; line-height: 115%; text-align: justify;">Está em tramitação no Senado a lei do calote. O que é isto? Uma PEC (projeto de emenda constitucional) pela qual os governos federal, estadual e municipal, na prática, não pagarão tão cedo suas dívidas judiciais. A OAB diz que essa PEC é a institucionalização do calote.</span></div>
<a name='more'></a><br />
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> Atualmente, os débitos dos poderes públicos, que a justiça determinou que sejam pagos, são incluídos em uma lista denominada fila do precatório. Os pagamentos são feitos rigorosamente pela ordem cronológica da inscrição do débito. Quem chegou primeiro recebe primeiro. Esta forma de pagamento já representa um atraso, porque esses débitos são incluídos no orçamento e deveriam ser pagos até o final do ano seguinte, em vez de serem pagos imediatamente.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> Uma das dificuldades que tive, ao elaborar meu Dicionário de Negócios, foi saber como se diz precatório em inglês, pois nenhum dicionário traduz este termo. Após muita pesquisa descobri que não existe essa palavra em inglês, porque, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, quando o Poder Judiciário manda pagar um débito, ele deve ser pago em 48 horas sob pena de prisão do responsável pelo atraso.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> No Brasil, alguns Estados e municípios não pagam os valores determinados pela justiça e há casos de pessoas que estão na fila há mais de dez anos aguardando o pagamento.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> Se for aprovada a PEC aludida, a situação vai piorar muito, pois a ordem cronológica deixará de existir: recebe primeiro quem conceder o maior desconto, havendo ainda uma parcela para os precatórios menores. Isto significa que quem não conceder desconto, não receberá nunca, ou melhor, seus sucessores poderão receber em 70 anos, porque a PEC estende para esse limite o pagamento de dívidas dos entes federativos que a justiça já determinou que fossem pagas!<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> A lei enfraquece o Poder Judiciário em relação ao Executivo, pois é o mesmo que dizer que as decisões judiciais não são para valer.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> O que vai acontecer com essa absurda aprovação é o seguinte: todas as licitações públicas sairão muito mais caras. As obras serão sempre superfaturadas, não por corrupção, mas pelo risco de não receber. Os Tribunais de Contas vão exigir a interrupção de todas. O país vai parar os investimentos públicos.<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="font-family: arial; text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"> Além disso, pretende-se que a PEC seja retroativa! A lei não pode retroagir! Imagine alguém que está inscrito na fila do precatório pela lei vigente e, de repente, muda a lei e ele vê seus direitos usurpados!<o:p></o:p></span></div>
<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;">
<span style="font-size: 13; line-height: 115%;"><span style="font-family: arial;"> </span><span style="font-family: arial;">O Brasil ficará desmoralizado diante da comunidade internacional, pois nenhuma empresa idônea, nacional ou estrangeira, vai aceitar prestar serviços aos entes federativos a não ser por preços exorbitantes. O caloteiro sempre paga mais caro.</span><o:p></o:p></span></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-69508447930312114692008-09-23T10:30:00.000-03:002012-09-01T14:56:41.073-03:00A EDUCAÇÃO E A MERITOCRACIA – IVSe o objetivo das universidades é fazer o aluno aprender, os sistemas atuais de avaliação são inadequados. Pecam por avaliarem meios e não fins. O antigo provão, com todas as suas deficiências, media o objetivo final e com alguns aperfeiçoamentos seria um bom instrumento de avaliação. Avaliar pela titulação é absurdo. Como disse o especialista Eric Hanushek em recente entrevista a Veja: “as pesquisas não deixam dúvidas: os PhDs não apenas não são necessariamente os melhores professores, como muitas vezes figuram entre os piores”. <br />
<a name='more'></a>Além disso, a avaliação deveria ser feita por uma entidade independente e não pelo MEC que é o responsável pelas universidades federais.<br />
Como a avaliação é feita pela titulação, as universidades federais só contratam doutores. Isto poderia ser válido para áreas como matemática, física e química, mas administração, direito e engenharia dependem mais da prática do que da teoria. Como disse Peter Drucker, o guru dos gurus da administração: “management is a practice rather than an art or a science”. Pelos critérios do MEC, Machado de Assis seria considerado incompetente para ensinar literatura.<br />
Na realidade, é a complementaridade dos conhecimentos do corpo docente que cria a sua força e permite a diversidade dos conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos.<br />
Outro ponto importante é determinar o objetivo das universidades federais. Será que deveria haver um só objetivo? As universidades deveriam ter plena autonomia de gestão para definir seus objetivos dentro de parâmetros gerais, definidos pelo MEC, com liberdade para cobrar mensalidades, determinar prioridades de investimentos, contratar convênios com empresas, estabelecer a remuneração dos professores, determinar os sistemas de contratação, demitir os piores etc. Os alunos que não tiverem recursos para pagar devem receber bolsas de estudo se forem bons estudantes ou recorrer ao crédito educativo, que seria grandemente ampliado com a liberação de parte dos recursos que estão hoje voltados para o custeio integral das atividades. Só assim seria obtida a autonomia universitária garantida pela Constituição.<br />
Os recursos do governo deveriam ser prioritariamente voltados para o ensino fundamental e o secundário para proporcionar oportunidades a todos os cidadãos e evitar desperdícios de talento, além de permitir uma meritocracia socialmente responsável no ensino superior.<br />
A situação da educação é atualmente altamente perversa: os pobres têm em média um ensino precário nas escolas públicas e são obrigados a pagar seus estudos nas universidades. Os ricos, que estudam em escolas privadas de melhor qualidade, têm o ensino superior gratuito custeado pelo governo. Dizer que isto é socialmente desejável, só por má fé.<br />
Concluindo: sem privilegiar a meritocracia na gestão do sistema educacional, tanto em relação aos professores como aos alunos, não há melhora na qualidade da educação, mesmo com mais recursos, e sem esta melhora não há desenvolvimento econômico. Logo a chave para o desenvolvimento é a meritocracia.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-18483750490434114252008-09-11T15:06:00.000-03:002012-09-01T14:57:27.496-03:00A EDUCAÇÃO E A MERITOCRACIA – III<div style="text-align: justify;">
Inicialmente, um breve histórico das universidades no Brasil. Até a chegada de D. João VI, era proibido criar qualquer instituição de ensino superior no Brasil. No século XVIII, os mineradores pediram licença à coroa para fundar uma escola de medicina em Minas, comprometendo-se a arcar com todos os investimentos, custos e despesas. Só queriam a autorização. A razão é que morriam muitos mineradores em virtude das condições precárias em que viviam. A resposta foi célere: só a Universidade de Coimbra estava autorizada a ministrar cursos de nível superior em todo o Império Português e acrescentava: era mais importante manter o monopólio de Coimbra do que salvar vidas no Brasil!!!</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
Esta atitude contrasta com a que vigorava nos demais países das Américas: a primeira universidade no Novo Mundo foi a Universidade Pontifícia do México, criada em 1545, por ordem do Rei Felipe II. A Universidade de Havana iniciou suas atividades em 1728. A Universidade de Harvard foi fundada em 1639, a de Yale em 1701 e a de Pennsylvania em 1740.</div>
<div style="text-align: justify;">
A primeira universidade brasileira foi a antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, fundada em 1920. O mais curioso é o motivo da sua fundação. O rei Alberto da Bélgica visitou o Brasil naquele ano e adorava receber títulos de <em>Doctor Honoris Causa</em>. Mas o Brasil não tinha universidades. Os cursos já existentes no Rio de Janeiro de medicina, direito e engenharia foram então reunidos em uma universidade para viabilizar o título a ser concedido ao rei Alberto! Só na década de 1930 essa universidade começou a ser de fato uma entidade unificada. Também na década de 1930 foi criada a USP, já como uma instituição de forte espírito universitário. Em 1939, foram fundadas as Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e de São Paulo.</div>
<div style="text-align: justify;">
Na época era claro o objetivo das universidades que estavam sendo criadas: formar as elites que iriam conduzir o país. Será que esse objetivo ainda subsiste? O governo promete mais 44 mil vagas em universidades públicas federais no próximo ano, totalizando 227 mil vagas somente nessas universidades. O total de vagas no primeiro ano, somando-se as universidades federais, estaduais, municipais e privadas é superior a um milhão. Considerando-se que o crescimento da população é de dois milhões por ano, é óbvio que o objetivo atual das universidades está longe de ser aquele que vigorava na década de 1930. Qual será esse objetivo?</div>
<div style="text-align: justify;">
É óbvio também que não existe um objetivo único para as universidades. A PUCRJ e o IBMEC não têm o mesmo objetivo que a Somley ou a Universo, mas deveria haver um objetivo definido para as universidades federais. As cotas raciais e o número de vagas mostram que o objetivo não é mais o que vigorava na década de 1930. A qualidade das universidades federais, que ainda é boa graças à qualidade dos alunos entrantes, cairá gradualmente, aos poucos, em virtude das cotas, que é o oposto da meritocracia. Não se deve, porém, confiar na avaliação do MEC, que está avaliando a si próprio, uma vez que é o responsável pelas universidades federais.</div>
<div style="text-align: justify;">
Se o governo federal quisesse realmente fazer justiça social, deveria concentrar seus esforços e recursos nos ensinos médio e fundamental, assegurando igualdade de oportunidades a todos os brasileiros, independente de raça ou renda. Todos teriam condições de chegar às portas das universidades em condições adequadas e aí imperaria o sistema meritocrático.</div>
<div style="text-align: justify;">
Continuaremos a analisar o sistema de ensino superior na próxima postagem.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-27199526797484658872008-09-02T14:34:00.000-03:002012-09-01T14:58:04.055-03:00A EDUCAÇÃO E A MERITOCRACIA – II<div style="text-align: justify;">
Uma semana depois da publicação da minha postagem anterior, a revista The Economist repetiu o que eu havia afirmado: o ponto mais crítico para aprimorar a educação no Brasil não é a falta de recursos, mas o sistema de gestão.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
O sistema de gestão pode ser dividido em duas partes bem distintas: a gestão do ensino fundamental e médio e a do ensino universitário.</div>
<div style="text-align: justify;">
No ensino fundamental e médio o ponto mais importante é aprimorar e valorizar os professores. Para isso, é indispensável instituir a meritocracia e um sistema de remuneração que privilegie os resultados alcançados pelos alunos. O salário mínimo profissional recentemente instituído precisa ser complementado por aumentos graduais a serem concedidos pelo mérito. Não adianta avaliar pela titulação, é preciso verificar o que os alunos aprenderam. A titulação é um meio e não um fim. O treinamento dos professores é um meio e não fim. As instalações escolares são meios e não fins. Os recursos educacionais são meios e não fins. O objetivo é fazer os alunos aprenderem.</div>
<div style="text-align: justify;">
Antes de qualquer outra coisa, é preciso acabar com a eleição dos diretores de escolas pelos professores e funcionários. É preciso tornar a profissão de magistério uma carreira em que são promovidos os que obtêm melhores resultados dos seus alunos. Os mais bem sucedidos devem ser os que irão dirigir as escolas e os melhores diretores serão os candidatos naturais às secretarias municipais e estaduais.</div>
<div style="text-align: justify;">
Continuar relegando à última prioridade o aperfeiçoamento e a avaliação dos professores é mantê-los desmotivados, freqüentemente frustrados, ressentidos e, em alguns casos, revoltados contra a sociedade e presa fácil para os militantes do socialismo gramsciano, que vêem nesses funcionários públicos malogrados uma forma de disseminar o vírus de uma ideologia falida, e querem conquistar os jovens para a sua “religião”.</div>
<div style="text-align: justify;">
O ideal seria implantar o sistema de vouchers, idealizado por Milton Friedman, em que o Estado entrega os vouchers às famílias e estas escolhem as escolas de sua preferência, que poderiam ser públicas ou privadas. A escolha das famílias seria uma forma de avaliação que estimularia o aperfeiçoamento das escolas.</div>
<div style="text-align: justify;">
Na próxima postagem faremos a análise do sistema de gestão das universidades.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-10291685583128867642008-08-25T17:25:00.000-03:002012-09-01T15:08:53.214-03:00A EDUCAÇÃO E A MERITOCRACIA - I<div style="text-align: justify;">
É amplamente reconhecida a necessidade de melhorar a educação da população brasileira. Não há dúvida de que um dos gargalos importantes no progresso do país é a falta de qualificação do pessoal. Por isso, fala-se na destinação dos recursos do pré-sal para a educação. Qualquer recurso adicional para a educação é bem-vindo. No entanto, o ponto mais crítico para aprimorar a educação não é a falta de recursos, mas o sistema de gestão.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
Quando na primeira postagem deste blog relatamos as razões da ineficiência do setor público, mencionamos, entre outros, os seguintes motivos: o tamanho da estrutura da administração e a forma como ela está organizada, o risco menor dos administradores, a inexistência de relação entre os resultados alcançados e a receita obtida, além de muitas outras. A educação pública padece da falta de eficiência por estas e outras razões.</div>
<div style="text-align: justify;">
Além disso, ela é prejudicada pela síndrome do “coitadinho”: é proibido reprovar, não se pode punir os professores que apresentam mau desempenho nem premiar os que se sobressaem etc. Em alguns estados da federação os diretores das escolas são eleitos pelos professores e funcionários administrativos. Como poderá ele cobrar resultados e exercer os poderes de coerção sobre um grupo do qual depende para continuar ocupando sua posição?</div>
<div style="text-align: justify;">
A avaliação em imensas estruturas organizacionais é grandemente dificultada pela existência de múltiplos níveis hierárquicos e pela dificuldade que têm os administradores do topo de receber as informações da base.</div>
<div style="text-align: justify;">
Com raras exceções de poucos estados e municípios que começam a inovar, as escolas recebem sua verba independente de qualquer desempenho e dos resultados apresentados pelos alunos. Os professores e administradores são funcionários públicos vitalícios, mal pagos e freqüentemente frustrados, que não correm nenhum risco.</div>
<div style="text-align: justify;">
Em conseqüência, a educação transformou-se, na maioria dos casos, em atividades burocráticas, desempenhadas por servidores que nem sempre têm vocação para o magistério e estão muito mais interessados em defender seus “direitos” do que em formar os cidadãos do nosso país.</div>
<div style="text-align: justify;">
O resultado não poderia ser outro. Não adiantará muito aumentar os recursos financeiros se não for mudado o sistema de gestão. Será preciso implantar a meritocracia no sistema educacional: premiar os bons e punir e afastar os maus; vincular a remuneração aos resultados alcançados. As incipientes iniciativas de estados e municípios que adotaram este esquema comprovam a sua eficácia: os resultados melhoraram rapidamente.</div>
<div style="text-align: justify;">
Por que a educação privada é, em média, melhor do que a pública? Porque as escolas privadas têm uma estrutura menor, em que a avaliação é mais fácil e imediata. O topo da estrutura está em permanente contato com as bases. Professores e administradores correm riscos e são premiados ou punidos pelo seu desempenho. Existe uma relação direta entre os resultados alcançados e as receitas obtidas.</div>
<div style="text-align: justify;">
As universidades públicas são boas porque os alunos que aí entram são muito melhores do que os que optam pelas particulares, pela simples razão que estas são pagas e caras. Lecionei muitos anos em ambas e pude comprovar este fato. Existe ainda alguma meritocracia nas universidades públicas, se bem que prejudicada pelas políticas internas e pelo erro de procurar avaliar apenas pela titulação que nada diz sobre o conhecimento prático, nem sobre a dedicação e as qualidades didáticas.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-64809090248059742222008-06-17T16:06:00.001-03:002012-09-01T15:27:47.108-03:00O TAMANHO DO ESTADO<div style="text-align: justify;">
Um dos pontos críticos para a determinação do modelo econômico de um país é o tamanho do Estado.</div>
<div style="text-align: justify;">
Mostramos, nas primeiras postagens deste blog, como o setor público é menos eficiente que o setor privado para promover o crescimento.</div>
<br />
<div style="text-align: justify;">
Também mencionamos na postagem sobre o liberalismo e o socialismo que se o bem obtido pertencer ao que o produziu a riqueza será criada e aumenta sempre. Se o que for produzido tiver que ser entregue a terceiros, as pessoas param de produzir e a riqueza não aumenta. Esta é a razão do progresso mais rápido dos países que adotam a economia de mercado. Os socialistas crêem erradamente que a riqueza existe na natureza, que ela brota espontaneamente sem esforço, o único ponto a ser considerado é a sua distribuição.</div>
<a name='more'></a><div style="text-align: justify;">
Na realidade, é preciso distribuir, mas sem desestimular a criação, isto é, deixando a maior parte com aquele que criou o produto, ou seja, que gerou a riqueza. Nos regimes socialistas, as pessoas entregam o que produzem ao Estado, por isso produzem pouco.</div>
<br />
<div style="text-align: justify;">
Como não se pode deixar de distribuir alguma coisa e como existem atividades que podem e, em alguns casos, devem ser do Poder Público, o governo cria impostos, que retiram daquele que produz uma parte do que ele gerou para o país, mas, sendo inevitáveis, são aceitos pela sociedade. O problema consiste em dimensionar a carga tributária de modo a não desestimular a criação de riquezas. O tamanho dessa carga revela o tamanho do Estado. Se alguém tem alguma dúvida sobre o exagero da participação do Estado no Brasil, basta olhar a proporção dos impostos no PIB. Se tivéssemos menos impostos, certamente produziríamos mais e deixaríamos esses recursos nas mãos dos que têm condições de usá-los de forma mais eficiente para o crescimento. Além de gastar muito, o Estado gasta mal. A administração pública é incompetente, como demonstrou o diagnóstico da gestão da saúde pelo Banco Mundial. Os investimentos públicos estão aquém das necessidades do país e a dívida pública absorve poupanças privadas que estariam mais bem empregadas financiando o sistema produtivo nas mãos dos empresários. Para equilibrar o orçamento, o governo manda para a sociedade a conta da sua incompetência, aumentando seguidamente os impostos.</div>
<div style="text-align: justify;">
Um choque de gestão no setor público pode atenuar o problema, mas a solução só viria com a diminuição do tamanho do Estado. O Estado brasileiro não cabe no PIB do Brasil.</div>
<div style="text-align: justify;">
Infelizmente, os populistas estigmatizaram a privatização como nociva aos interesses do país, quando é exatamente o contrário. Já mostramos anteriormente por que os detentores do poder não querem privatizar. Privatizar significa apenas entregar a responsabilidade da gestão para um grupo que vai cuidar da empresa com mais interesse e eficiência, produzindo riquezas, reinvestindo, criando empregos e distribuindo os benefícios pela população. Equivale, na prática, a descentralizar, com os benefícios que resultam das decisões mais próximas da execução e do maior interesse dos gestores. Um Estado leviatã é intrinsecamente ineficiente, pela impossibilidade de se obter boa coordenação, controle e comunicação.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-45667890948183783252008-03-18T13:30:00.000-03:002012-09-01T15:28:39.220-03:00CONHECIMENTO, PODER E CORRUPÇÃO<div style="text-align: justify;">
Muitas pessoas ficam perplexas com a falta de atenção que as autoridades dão à educação. Entra governo, sai governo e é sempre a mesma coisa: a preocupação com a educação é relegada à última prioridade. No fundo, parece-me que a razão disso é muito simples: conhecimento é poder e os que detêm o poder não querem dividi-lo.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
Os políticos não têm o menor interesse em educar o povo, porque sabem que no dia em que o povo for esclarecido, seus representantes no congresso ou no poder executivo serão outros.</div>
<div style="text-align: justify;">
O problema é que, em uma democracia, é preciso um povo esclarecido para existir um governo competente e honesto, mas os detentores do poder não querem o povo esclarecido. Entramos, assim, num círculo vicioso. Não adianta tentar imaginar uma saída sem democracia, porque um governo autoritário se apega ainda mais ao poder e despreza também a educação.</div>
<div style="text-align: justify;">
Para piorar a situação, vale o que disse Lord Acton no século XVIII: “O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”. Em 1930, Hayek escreveu um artigo em que defendia a tese que o poder seria cada vez mais ocupado por pessoas pouco escrupulosas. A razão é simples: a luta pelo poder está cada vez mais intensa e as pessoas escrupulosas não se permitem atitudes antiéticas. Com isto perdem sempre essa briga para os inescrupulosos que são capazes de tudo. Imaginemos, para fins de comparação, um jogo de futebol em que a um dos times é permitido fazer falta, pegar a bola com a mão e fazer gol de impedimento, enquanto seu adversário é obrigado a jogar estritamente dentro das regras da FIFA. Dá para perceber quem vai ganhar o jogo?</div>
<div style="text-align: justify;">
Qual, então, a solução? Duas providências são importantes: a divisão dos poderes e a pressão popular por meio da mídia, internet e outros meios de comunicação. Quando um poder invade o terreno de outro, como fez o governo invadindo a mídia com a TV pública, estamos concentrando poder e indo na contramão do progresso. Os poderes devem evitar interferências nos demais: a concentração de poder tende a aumentar a corrupção.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-60972768490219691262008-02-28T17:15:00.000-03:002012-09-01T15:29:21.626-03:00O LIBERALISMO E O SOCIALISMO<div style="text-align: justify;">
O liberalismo e o socialismo são dois sistemas opostos.</div>
<div style="text-align: justify;">
A essência do liberalismo, conforme diz o nome é o conceito de liberdade. O direito dos indivíduos sobre o seu corpo, sua mente e sobre a propriedade daquilo que cada um produz física e intelectualmente. Foram os liberais que se insurgiram contra a escravidão no século XIX, tanto na Europa quanto no Brasil, opondo-se ao desejo dos conservadores de manter esse regime. Os liberais sempre foram considerados progressistas, porque, de fato, a liberdade facilita o progresso e a criação de riquezas.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
“O liberalismo não é uma ideologia (não acredita nelas), segue a leitura da realidade, cujas comprovações mais elementares são as seguintes: a riqueza se cria, e sua criação depende mais da iniciativa privada do que do Estado; para se avançar rumo à modernidade e deixar a pobreza para trás, são requeridos poupança, trabalho, educação, controle dos gastos públicos, investimentos nacionais e estrangeiros, multiplicação de empresas – grandes, médias e pequenas – bem como a eliminação dos monopólios públicos e privados, do clientelismo, da corrupção e da burocracia vegetativa; a supressão de trâmites, subsídios e regulações inúteis; uma Justiça rigorosa, segurança jurídica e, de forma geral, respeito à lei e à liberdade em todas as suas formas. Tais aspectos constituem os perfis do modelo liberal.”<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftn1" name="_ftnref1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title="">[1]</a></div>
<div style="text-align: justify;">
O liberalismo preza a competição, a meritocracia, a igualdade de oportunidades no ponto de partida e o respeito aos contratos e à propriedade. “O liberalismo tira conclusões das experiências bem-sucedidas de nações como Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, Hong Kong, Espanha, Nova Zelândia e, mais recentemente, China, Índia, Irlanda, Estônia, República Tcheca e Chile, ao mesmo tempo em que observa o que falta aos países para seguir por esse rumo, encontrando aí, de passagem, uma explicação para os nossos persistentes níveis de pobreza. Olhar primeiro as realidades que nos possam servir de exemplo e só depois formular propostas parece algo mais sadio do que obedecer aos ditames, deformações ou superstições.”<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftn2" name="_ftnref2" style="mso-footnote-id: ftn2;" title="">[2]</a></div>
<div style="text-align: justify;">
O socialismo é uma ideologia utópica, que deu errado sempre que foi aplicado na sua forma mais pura, conduzindo a regimes totalitários com privação completa da liberdade e resultados econômicos ruins. Mesmo quando aplicado de forma mitigada, como no caso das sociais democracias européias, que já possuíam anteriormente alto nível de renda por habitante, o resultado econômico ficou bem aquém dos obtidos pelos países que preferiram o modelo liberal. Por isso, vários países estão reformulando suas regras.</div>
<div style="text-align: justify;">
A razão da superioridade do liberalismo sobre o socialismo é extremamente simples: se as pessoas podem se apropriar daquilo que produziram e criaram, a riqueza é gerada e aumenta sempre. Se o que for produzido tem que ser entregue a terceiros a riqueza não aumenta.</div>
<div style="text-align: justify;">
A razão pela qual os socialistas demonizaram o liberalismo é justamente esta: eles não se conformam com a realidade dos fatos. Uma ideologia parte de hipóteses que se transformam em premissas e depois em dogmas, a seguir constrói uma teoria que se transforma numa verdadeira religião. Se os fatos não estão de acordo com os dogmas, mudem-se os fatos para preservar os dogmas.</div>
<div style="text-align: justify;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftnref1" name="_ftn1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title="">[1]</a> Vargas Llosa, Álvaro; Montaner, Carlos A.; Mendoza, Plínio A.; A Volta do Idiota.</div>
<div style="text-align: justify;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftnref2" name="_ftn2" style="mso-footnote-id: ftn2;" title="">[2]</a> Idem.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com13tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-32323363907131461582008-01-22T16:53:00.000-02:002012-09-01T15:30:15.774-03:00OS MALEFÍCIOS DA CARGA TRIBUTÁRIA<div style="text-align: justify;">
Já dissertamos aqui extensivamente sobre a carga tributária, mas nunca é demais voltar a este assunto, porque é o maior entrave ao crescimento da renda no país.</div>
<div style="text-align: justify;">
Reporto-me a um artigo do eminente jurista Ives Gandra em que diz: “Paulo Rabello de Castro, em estudo de natureza econométrica para a revista Financeiro de outubro (páginas 14 a 17), demonstra que o aumento da carga tributária tem representado no Brasil constante perda do crescimento do PIB em percentual a cada dia maior. Assim, no denominado efeito "crowding-out" (expulsão), a cada aumento de 1% na carga, o aumento do valor da perda é de 6,7%, considerando o PIB atual, o que vale dizer que, em aumentos de 1%, 2%, 3%, 4% e 5%, a perda seria de 6,7%, 13,4%, 20%, 26,7%, e 33,4% ao ano, respectivamente”.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
Expliquemos o que é “crowding-out”: absorção de toda a poupança privada nacional pelo Estado, por meio da emissão de títulos públicos ou aumento de impostos, para cobrir seus déficits, reduzindo o investimento dos agentes econômicos e o crescimento da renda do país. Quando o governo diminui a poupança nacional disponível para investimentos por causa do seu déficit orçamentário o investimento se reduz. Logo, o déficit orçamentário do governo diminui o crescimento da economia. Os recursos subtraídos às empresas privadas e aos cidadãos teriam produtividade muito maior nas mãos deles do que quando levados para as mãos do governo. É preciso lembrar que o orçamento público é deficitário. Quando o governo fala de superávit primário ele não está considerando as despesas financeiras para servir a dívida. Quando esta parcela é computada, o orçamento passa de superavitário a deficitário.</div>
<div style="text-align: justify;">
No fundo, tudo é causado pelo maior inimigo da sociedade: o tamanho do Estado.</div>
<div style="text-align: justify;">
Aos malefícios da carga tributária são acrescidos os malefícios do caos tributário: o emaranhado de leis que cria custos exorbitantes para que as empresas tenham condições de cumprir a legislação, além de proporcionar facilidades de achaques por parte dos fiscais do governo.</div>
<div style="text-align: justify;">
Uma pesquisa na FGV mostrou que muitas empresas que gostariam de ser éticas não conseguem sê-lo por causa do custo da legalidade.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-66379362438963374392008-01-14T14:02:00.000-02:002012-09-01T15:31:01.568-03:00O MEIO AMBIENTE E A ENERGIA ELÉTRICA<div style="text-align: justify;">
Dois fatores contribuem para o aquecimento do planeta: o ciclo natural da terra e a queima de combustíveis fósseis. A translação da terra em torno do sol se dá segundo uma elipse cujos eixos variam periodicamente de tamanho. Quando a elipse fica mais alongada, com aumento do eixo maior, ocorre uma era do gelo. Quando o eixo maior diminui, e a curva de translação se aproxima de uma circunferência, o planeta fica mais quente. Este é o ponto do ciclo que estamos vivendo no momento. Além do aquecimento normal resultante deste ciclo, temos o efeito estufa, causado pela queima de combustíveis fósseis. Não se sabe com precisão qual a proporção de cada um dos dois fatores sobre o aquecimento.</div>
<div style="text-align: justify;">
O fato de uma parte provavelmente significativa do aquecimento ser resultante do ciclo natural do planeta não significa que devamos deixar de lado a preocupação com o efeito estufa, porque é somente sobre este que podemos atuar.</div>
<a name='more'></a><br />
<div style="text-align: justify;">
Uma das dificuldades para atenuar o efeito estufa é, ironicamente, a atuação dos ambientalistas, que não têm uma visão holística dos problemas: parece que usam viseiras tal é a estreiteza da sua argumentação.</div>
<div style="text-align: justify;">
Vejamos o caso da geração de energia elétrica. Os ambientalistas combatem a construção de usinas hidrelétricas com grandes reservatórios, alegando que a inundação de áreas para a formação dos lagos das barragens, em virtude da decomposição dos vegetais submersos, gera a liberação de gases que contribuem também para o efeito estufa e que obriga a remoção de pessoas que habitam nas áreas inundadas. Podemos responder ao primeiro argumento lembrando que a remoção quase completa do material orgânico antes do fechamento da barragem elimina este problema e mesmo no caso em que isto não é feito a liberação dos gases só ocorre nos primeiros anos de formação do lago. A remoção de pessoas, inevitável em alguns casos, deve ser obtida com as devidas compensações pelos transtornos e danos causados. A grita contra os reservatórios chegou a tal ponto que estão praticamente descartadas as construções de barragens com grandes reservatórios. No entanto, são exatamente esses grandes reservatórios que equilibram o suprimento e a demanda de energia durante o período de estiagem. Não por acaso, o governo chama as grandes barragens no planalto central, construídas pelos governos anteriores, de caixa d’água do país. É impossível armazenar energia elétrica. O que se pode armazenar é água em cotas elevadas. A construção de barragens a fio d’água ou com lagos pequenos obriga a complementação da geração de energia com usinas térmicas, queimando combustíveis fósseis que vão contribuir para o efeito estufa. É isto que está ocorrendo no nosso país.</div>
<div style="text-align: justify;">
As usinas nucleares, uma boa alternativa, também são combatidas sob a alegação de insegurança e dos inconvenientes dos resíduos resultantes, apesar do aumento considerável da segurança dessas usinas. Os resíduos podem ser enterrados em locais isolados e a segurança é, atualmente, muito satisfatória. Finalmente, as usinas nucleares não contribuem para o efeito estufa.</div>
<div style="text-align: justify;">
As usinas eólicas e solares, defendidas pelos ecologistas, são, no estágio atual da tecnologia, muito caras. A energia aí gerada custa quase o dobro da que é obtida pelas usinas hidrelétricas. Devemos continuar construindo usinas eólicas e solares para fins de pesquisa e aperfeiçoamento da tecnologia. Além disso, elas serão muito úteis no futuro, mas não podemos contar com elas em grande escala no curto prazo.</div>
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O ideal, em termos de efeito estufa, seria voltarmos a construir usinas hidrelétricas com grandes reservatórios e complementar a geração com usinas nucleares.</div>
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Podemos concluir, portanto, que o maior empecilho para a diminuição do efeito estufa, no que diz respeito à geração de energia, é a atuação dos ecologistas.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-28663813305112229832007-12-19T14:23:00.000-02:002012-09-01T15:31:45.542-03:00COMO O GOVERNO SE ESFORÇA PARA IMPEDIR O CRESCIMENTO DA RENDAInúmeras medidas do governo, revestidas pelo manto de igualdade social, impedem o crescimento da renda do país e acabam prejudicando os mais pobres. Vejamos alguns exemplos.<br />
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<a name='more'></a><br /><br />
1. <strong>A REFORMA AGRÁRIA (sic)</strong>Muitas propriedades são desapropriadas pelo INCRA por não terem atingido os índices mínimos de produtividade exigidos. Nessas propriedades são assentados inúmeros sem terra. Até hoje não se fez um levantamento sério a respeito da produtividade alcançada por esses assentados. Os dados iniciais disponíveis indicam, porém, que seu índice de produtividade é muito inferior ao mínimo exigido pelo INCRA, mas isso não convém divulgar. Qual é o resultado? O governo gasta o dinheiro dos contribuintes para desapropriar terras que poderiam produzir mais e assenta colonos que produzem menos, diminuindo a produtividade geral e a renda. Em alguns casos, esses assentados ainda têm que receber cesta básica, quando deveriam estar produzindo alimentos para venda.<br />
A culpa não é dos assentados, mas do INCRA. Por que? Porque os assentados não recebem a propriedade plena da terra que lhes é dada em direito ao uso. A propriedade continua pertencendo ao INCRA. Por que não lhes é dada a propriedade plena? Porque se fosse muitos a venderiam e iriam para as cidades! Na realidade, muitos já o estão fazendo, embora a venda seja ilegal, porque este é o caminho natural, mas se o número de vendas aumentasse muito os burocratas do INCRA interpretariam o fato como uma falência do modelo. Também ninguém pode culpar os assentados por não investirem tempo e cuidados numa terra que não lhes pertence de todo. O modelo da propriedade plena daria mais certo que o atual, mesmo com muitas vendas, pois os compradores cuidariam bem do que é deles e produziriam muito mais. Os que migrariam para as cidades trabalhariam em serviços com produtividade mais alta do que as que conseguem no campo. Não foram os sem terra e sim os burocratas do INCRA os maiores beneficiários das desapropriações.<br />
O INCRA deveria olhar para o que ocorria na antiga União Soviética, onde os sovkhozes, de propriedade do Estado, ocupando três quartos da área agrícola, produziam apenas um terço dos produtos agropecuários, ao passo que os kolkhozes, organizados sob a forma de cooperativas, ocupando um quarto da área, produziam dois terços desses produtos.<br />
<br />
2. <strong> A INFORMALIDADE</strong><br />
O governo taxa as empresas formais, que têm alta produtividade média, de forma escorchante, mas não tem como cobrar nenhum imposto das informais. Isto impede uma competição eqüitativa, pela qual as empresas que têm alta produtividade acabariam absorvendo as que têm baixa, aumentando a renda do país. Para dar uma idéia do prejuízo ao crescimento da produtividade causado pela carga tributária exagerada, basta lembrar que a economia formal produz 91,5% do PIB, ao passo que a economia informal, segundo o IBGE, produz 8,5% do PIB. No entanto, a metade da força de trabalho está na economia informal. Se a informalidade fosse reduzida a 15%, índice comum em países desenvolvidos, supondo-se que a economia formal mantivesse a mesma produtividade média atual, a renda média per capita do Brasil, calculada pela paridade do poder de compra seria quase um terço da renda média per capita dos Estados Unidos, um valor bastante satisfatório. Este ponto foi abordado em detalhe em postagem anterior intitulada: Por que o Brasil é um país pobre.<br />
É verdade que nos últimos anos tem havido um aumento bastante satisfatório dos trabalhadores com carteira assinada. Mesmo assim, se houvesse um empenho do governo para implantar uma política fiscal austera e diminuir o custo da legalidade, o aumento teria sido muito maior.<br />
<br />
3. <strong>O BOLSA FAMÍLIA</strong><br />
Nada contra um programa assistencial, mas seu objetivo não deveria ser comprar votos, mas dar aos assistidos uma oportunidade de prescindir desse auxílio e decidir seu próprio destino, contribuindo também para o desenvolvimento do país e o aumento da renda. A acomodação gerada em muitos casos diminui a produção e a renda média do país. Pouca gente sabe que para receber o bolsa família é preciso ter título eleitoral.Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-10074379217723902612007-12-11T15:37:00.000-02:002012-09-01T15:32:26.163-03:00O DIREITO À PROPRIEDADE<div style="text-align: justify;">
Tudo o que se pode dizer sobre o direito à propriedade está no livro <em>Reflexões sobre o Direito à Propriedade,</em> do Professor Denis Rosenfield, que deveria ser leitura obrigatória para todos os cidadãos brasileiros.</div>
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<div style="text-align: justify;">
Mostra o autor como o direito à propriedade está intimamente vinculado à liberdade. É preciso, porém, fazer a distinção entre a propriedade privada no sentido restrito e a propriedade no sentido defectivo. A primeira é condição necessária ao desenvolvimento da sociedade e a segunda corresponde a privilégios concedidos pelo Estado, na forma que ocorria no <em>Ancien Régime</em>, isto é, nas monarquias absolutistas, e também no Estado burocrático-distributivo da América Latina.</div>
<a name='more'></a><br />
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Não é possível manter a liberdade sem o pleno direito à propriedade privada. “A liberdade não é um valor particular entre outros, mas um princípio do qual depende a maioria dos valores morais. Conforme Kant, a superioridade do ocidente reside, precisamente, em ter feito da liberdade um princípio que deveria nortear e organizar as relações humanas.”</div>
<div style="text-align: justify;">
O livro aborda também as condições para uma democracia. “É um erro crasso relacionar a democracia à realização de eleições.” Eleições são condição necessária mas não suficiente para caracterizar uma democracia. “Para que uma democracia se efetive é preciso: (a) criar condições para que a oposição, em minoria, possa chegar, por sua vez ao poder; (b) respeitar o estado de direito, as regras que não podem ser mudadas ao bel-prazer dos governantes; (c) conceder ampla liberdade de opinião, de organização e de manifestação; (d) respeitar a independência dos poderes, de tal maneira que haja um equilíbrio institucional; (e) observar a autonomia dos meios de comunicação, que não devem ser controlados e monitorados pelo Estado”.</div>
<div style="text-align: justify;">
Quem cria riquezas são as empresas privadas, particularmente os empreendedores. Uma carga tributária elevada inibe o desenvolvimento econômico e, mesmo “quando se tenta justificá-la para suprir as demandas dos mais desfavorecidos termina por desfavorecê-los ainda mais pela diminuição da oferta de empregos e pelo menor crescimento econômico”.</div>
<div style="text-align: justify;">
Sobre as favelas, assim disse o autor: “nas favelas brasileiras, a tarefa estatal deveria consistir em fazer valer o direito de propriedade em seu sentido pleno nesses lugares em que as normas propriamente estatais não regem. O país deveria ter como meta tornar seus cidadãos proprietários, pois a cidadania só pode se desenvolver plenamente quando cada um tiver atendido às suas necessidades de moradia, ao direito de usufruto de seus bens. Cidadãos-proprietários defendem melhor os seus direitos e os da coletividade como um todo. O levantamento das propriedades e o seu registro deveria obedecer aos mesmos padrões dos demais moradores. O Estado precisa ocupar este espaço em vez de deixá-lo nas mãos de associações de moradores, como chegou a ser cogitado. “Se não há um registro de imóveis confiável, ou, se existente, é desconsiderado, cria-se um ambiente de insegurança jurídica em que os contratos perdem a validade. Desta maneira, a vida econômica perde um dos seus pilares de sustentação. As fraudes se multiplicam, os créditos se tornam mais caros, os riscos aumentam, os juros sobem.”</div>
<div style="text-align: justify;">
Sobre a propriedade nos regimes autoritários cita um trecho de Hitler: “Quero que todos mantenham a propriedade que adquiriram para si conforme o seguinte princípio: o bem comum vem antes do interesse próprio. Mas o Estado deve manter o controle e cada proprietário deve se considerar um agente do Estado... O Terceiro Reich sempre terá o direito de controlar os donos de propriedade... O Estado tem a autoridade de limitar ou expropriar propriedades à vontade onde essa limitação ou expropriação estiver consoante com os deveres da comunidade. Chavez, o MST e setores do PT estariam totalmente de acordo”.</div>
<div style="text-align: justify;">
Segundo Locke: “nenhuma sociedade política pode ser nem subsistir sem ter em si o poder de preservar a propriedade”.</div>
<div style="text-align: justify;">
Na <em>Volta do Idiota</em> encontramos: “As Nações Unidas classificaram metodicamente os países mais ricos e os mais pobres do mundo. Trata-se de um índice de desenvolvimento econômico e social, de qualidade de vida, que leva em conta desde a renda per capita até a existência verificável de direitos humanos. A realidade coloca diante de nossos olhos as trinta nações mais prósperas do planeta e, em todas elas, vemos propriedade privada e liberdades políticas e econômicas somadas a sintomas notáveis de abertura e vínculos internacionais: a difamada globalização. No outro extremo, no da pobreza, a realidade exibe as trinta nações mais pobres, e, invariavelmente, vemos nelas estatismo, torpes burocracias públicas empenhadas em dirigir a economia e governantes que restringem paranoicamente os laços com o exterior”<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftn1" name="_ftnref1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title="">[1]</a></div>
<div style="text-align: justify;">
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftnref1" name="_ftn1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title="">[1]</a> Vargas Llosa, Álvaro; Montaner, Carlos A.; Mendoza, Plínio A: <em>A Volta do Idiota.</em></div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-63334280496382621672007-12-04T13:44:00.000-02:002012-09-01T16:22:51.053-03:00O IDIOTA LATINO-AMERICANO<div style="text-align: justify;">
É incrível como a América Latina, com tanto potencial, parece fazer tudo para evitar o desenvolvimento econômico. A explicação clara, completa e insofismável está no livro: <em>O Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano</em>. O problema é, em grande parte, psicológico. Como disse Jean François Revel: “O objetivo do terceiro mundismo é acusar e, se possível, destruir as sociedades desenvolvidas, não desenvolver as atrasadas.”</div>
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</div>
<a name='more'></a><br /><br />
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O latino-americano pensa que a riqueza está na natureza. Já dizia Locke, no século XVII, que a natureza não tem valor algum, o trabalho que se faz para aproveitar os recursos naturais é que valem. A riqueza é uma criação e não algo já existente. Citando o livro acima: “a riqueza de um país se faz ou se pode fazer por meio da poupança, do esforço, dos investimentos nacionais e estrangeiros, criando, desenvolvendo e multiplicando empresas sob a égide de uma economia de mercado; os monopólios públicos e privados são fontes de abusos e a livre concorrência é o melhor instrumento de regulação e de proteção do consumidor.”</div>
<div style="text-align: justify;">
A Argentina, que conseguiu romper a barreira do desenvolvimento no início do século XX, retornou a ele pelas políticas e ações populistas e demagógicas de Perón. Não nos esqueçamos que Buenos Aires inaugurou em 1913 a quarta rede de metrô do planeta, depois apenas de Londres, Paris e Nova Iorque.</div>
<div style="text-align: justify;">
O livro mencionado faz uma análise contundente de Cuba: “os cubanos dos Estados Unidos – aproximadamente 2 milhões, contando a segunda geração – produzem a cada ano 30 bilhões de dólares em bens e serviços, enquanto os 10 milhões de cubanos que estão na ilha produzem anualmente apenas a terça parte desse montante. Em 1953, a renda per capita dos cubanos era semelhante à da Itália, embora as oportunidades pessoais parecessem ser mais generosas na ilha do Caribe, como se pode comprovar pelo número de 12 mil pedidos de emigração, na embaixada cubana em Roma, de italianos desejosos de se instalar em Cuba. Não havia pedidos no sentido inverso. Hoje, em contrapartida, são milhões de cubanos que desejariam transferir-se para a Itália de forma permanente. Outro sintoma eloqüente é o espetáculo de 10 mil pessoas amontoadas numa embaixada para sair de Cuba, bem como os 30 mil balseiros que se lançaram ao mar em agosto de 1994. Isto deveria ser suficiente para demonstrar aos idiotas latino-americanos que esse povo rechaça, de maneira visceral, o governo de que padece. Em 1960, a renda média per capita de Cuba era a mais alta da América Latina, hoje só está acima do Haiti.”</div>
<div style="text-align: justify;">
Finalmente: “O estranho do capitalismo é que nas desigualdades encontra-se a chave do seu êxito, aquilo que, de longe, o torna o melhor sistema econômico. Melhor ainda: mais justo, mais equitativo. Que incentivo pode ter um cubano para produzir mais se sabe que nunca poderá ter direito à propriedade privada nem ao usufruto do seu esforço? Se desaparece o incentivo da desigualdade, desaparece também o produto total, a riqueza em seu conjunto.”</div>
<div style="text-align: justify;">
O livro não se limita à análise de Cuba, que ressaltamos aqui. Faz um diagnóstico completo da idiotice latino-americana.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-13218119925955464672007-11-27T11:45:00.001-02:002012-09-01T15:33:13.915-03:00A POLÍTICA FISCAL<div style="text-align: justify;">
Um dos aspectos mais preocupantes da economia brasileira é a condução da sua política fiscal. Uma política fiscal expansionista diminui a renda do país, porque o setor público será sempre menos eficiente do que o setor privado, pelos motivos explicados nas postagens anteriores. Os recursos do setor público, drenados das empresas e das pessoas pelos impostos, seriam muito mais produtivos se fossem deixados no setor privado, como já vimos. Os gastos públicos têm crescido mais do que o PIB. </div>
<a name='more'></a>O aumento dos gastos públicos só pode ser compensado por meio de uma das seguintes alternativas:<br />
<div style="text-align: justify;">
Diminuição dos investimentos públicos, inclusive em saneamento básico, saúde, educação e infraestrutura.</div>
<div style="text-align: justify;">
Aumento de impostos, que diminui os investimentos e o crescimento econômico.</div>
<div style="text-align: justify;">
Aumento da dívida pública, que acarreta aumento dos juros e força uma política monetária restritiva.</div>
<div style="text-align: justify;">
Emissão de moeda, com ampliação da base monetária gerando pressões inflacionárias.</div>
<div style="text-align: justify;">
Nenhuma das alternativas é boa para o país.</div>
<div style="text-align: justify;">
As três primeiras alternativas têm sido muito comentadas na imprensa. Vamos analisar a última.</div>
<div style="text-align: justify;">
A expansão base monetária em 20% ao ano, como tem ocorrido desde 2003, é incompatível com uma inflação baixa no longo prazo. Será que o recente aumento de inflação já é um indício do reflexo da base monetária sobre os preços?</div>
<div style="text-align: justify;">
Quando cessa um longo período de inflação acelerada, a velocidade de circulação da moeda tende a diminuir, em virtude da maior disposição dos agentes financeiros para entesourarem a moeda. Isto permite, durante um certo período, que o governo emita moeda, aumentando a base monetária sem causar inflação. Foi isto que aconteceu na Alemanha em 1923, quando foi instituída a nova moeda. O Dr. Schacht ficou conhecido como o mago das finanças por conseguir emitir sem causar inflação, mas não havia nenhuma mágica, a explicação está na diminuição da velocidade de circulação da moeda. Cumpre lembrar que esse fenômeno dura um certo tempo e depois acaba.</div>
<div style="text-align: justify;">
A tendência para aumentar o entesouramento no Brasil, após o fim da inflação, permitiu que o governo emitisse muito, especialmente a partir de 2003, expandindo a base monetária sem pressões sobre os preços: conseqüência da herança bendita. Esse benefício não vai durar sempre.</div>
<div style="text-align: justify;">
Em conseqüência, será preciso daqui para frente uma política fiscal muito mais rígida, com forte contenção de gastos públicos, permitindo a diminuição da expansão da base monetária para impedir a volta da inflação.</div>
<div style="text-align: justify;">
Preocupa demais o presidente do IPEA, um órgão que possui técnicos da mais alta qualidade, declarar que o Estado brasileiro é raquítico, quando todos sabem que é exatamente o contrário. Preocupa mais ainda o dito presidente fazer patrulhamento ideológico dispensando técnicos de alto nível que não concordam com ele.</div>
<div style="text-align: justify;">
O Presidente declara que choque de gestão é contratar e não demitir e que sem gastar não consegue governar. Precisa contratar para o bem do país ou para ganhar votos e dízimos para o partido? Se ele acredita no que está dizendo não está tecnicamente preparado para exercer a Presidência, se não acredita não está moralmente preparado para exercê-la.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-57808985439185456652007-11-20T10:57:00.001-02:002012-09-01T15:34:01.913-03:00OS GRANDES EMPREENDEDORES BRASILEIROS<div style="text-align: justify;">
Participei em outubro de um seminário na USP, organizado pelo professor Marcovitch, no qual fiz a apresentação do Dr. Augusto Trajano de Azevedo Antunes, em cujas empresas tive o privilégio de trabalhar.</div>
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Considero da maior importância eventos desse tipo para formar a opinião da juventude a respeito do papel extraordinário dos nossos empresários no desenvolvimento do nosso país. Quem cria riquezas para o país são os empreendedores: são eles os responsáveis pelo nosso progresso. </div>
<a name='more'></a>Deveríamos dar na disciplina de História do Brasil, das escolas primárias e secundárias, um destaque especial para o estudo desses notáveis brasileiros, inclusive com capítulos próprios nos livros didáticos, como fazem vários estados americanos. As mentes das crianças são como folhas em branco, que absorvem os conhecimentos que lhes são ensinados.<br />
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O seminário foi realizado por ocasião do lançamento do terceiro volume da série Pioneiros e Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil, pela Edusp / Editora Saraiva. O livro retrata a trajetória empresarial de oito pioneiros que atuaram nas regiões Norte, Nordeste, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. São eles: os Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz. Outros dezesseis pioneiros foram retratados em dois volumes anteriores.</div>
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Verifica-se nos três volumes a imensa contribuição que esses pioneiros deram ao país, fundando novas empresas, criando valores para o país e para os consumidores nacionais, reformulando meios de produção, criando empregos, cuidando da formação profissional dos colaboradores, aumentando o bem-estar da população e dos seus empregados, abrindo novas fronteiras para o desenvolvimento, em suma: fazendo o nosso país progredir.</div>
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Dr. Antunes tinha as qualidades características dos bons empresários: capacidade para vencer adversidades, capacidade de negociação, patrimônio inicial mínimo, ousadia, enorme perseverança, confiança, apologia do trabalho, valorização dos colaboradores, ética irreprochável, crença no Brasil e forte liderança. Nas apresentações que foram feitas dos demais empresários, verifica-se que estas qualidades estão quase todas presentes nos demais empreendedores homenageados.</div>
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Infelizmente, o papel desses notáveis brasileiros é desconhecido pela maioria da população. Deveríamos erigi-los em exemplo para o povo, mostrando como eles foram importantes para chegarmos ao nível de progresso que atingimos. A história desses pioneiros deveria ser ensinada como catecismo nas escolas.</div>
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Espero que, em função de iniciativas como esta da USP, o papel e a importância dos empreendedores fique indelevelmente marcado nos corações e mentes da nossa juventude, onde será forjado o futuro do nosso país.</div>
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Maiores detalhes sobre o programa do professor Marcovitch podem ser encontrados no portal da USP - <a href="http://www.usp.br/pioneiros">www.usp.br/pioneiros</a>.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-5637372591840857392007-11-13T15:56:00.000-02:002012-09-01T15:34:32.891-03:00O MONOPÓLIO DO SAL <div style="text-align: justify;">
Sofremos ainda hoje, no Brasil, com os monopólios, os privilégios, a burocracia, os carimbos, os alvarás, as autorizações, as autenticações, os reconhecimentos de firmas etc. etc.</div>
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Tudo é conseqüência das nossas tradições ibéricas. O Brasil sempre foi assim, em virtude dos vícios de sua colonização. Entra governo e sai governo e cada um inventa mais licenças e normas para aumentar o seu poder de concessão e os privilégios.</div>
<a name='more'></a><br />
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Um dos exemplos emblemáticos desses vícios, pouco lembrado hoje em dia, é o monopólio do sal, que vigorou durante os séculos XVII e XVIII. Este caso está relatado com requintes de detalhes no livro: História Econômica do Brasil de Roberto Simonsen.</div>
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Por quase dois séculos a venda do sal no Brasil colonial foi privilégio de um amigo do rei de Portugal, que o produzia nas ilhas oceânicas portuguesas e o vendia a preços exorbitantes na colônia. Claro que as pessoas compravam, ninguém pode viver sem sal. No Império Romano o pagamento aos soldados e funcionários era feito em sal, daí o nome salário.</div>
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Além de caro, o sal era também escasso. O monopolista enriquecia cada vez mais à custa da população.</div>
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Em certa ocasião, um empresário brasileiro, indignado com esse privilégio, resolveu produzir sal nas salinas naturais de Araruama e Cabo Frio, onde o custo de produção era muito mais baixo do que nas ilhas oceânicas e o transporte mais barato. Passou a vender sal no Rio de Janeiro a um preço infinitamente menor do que o praticado pelo concessionário real. O que aconteceu? É fácil adivinhar: ele foi processado e condenado, teve que fugir. Mandaram tropa atrás dele e foi trazido de volta à capital. Por pouco não foi executado, pelo crime de produzir e vender sal mais barato do que o monopolista!</div>
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Uma das razões desse absurdo era o imposto escorchante que o governo da metrópole cobrava dos monopolistas, prática seguida também pelos demais países latinos.</div>
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Este tipo de aberração, de forma camuflada, ainda existe em várias normas e leis. Um exemplo recente foi a famosa lei de informática.</div>
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Volta e meia, os legisladores inventam coisas desse tipo para privilegiar alguns monopolistas e beneficiários de impostos obrigatórios, como, por exemplo, o sindical.</div>
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Nos Estados Unidos, ao contrário, a tradição foi sempre no sentido de estimular a competição e as iniciativas individuais, visando a beneficiar os consumidores. Um mero aumento do imposto sobre o chá provocou uma revolução que desembocou na guerra da independência.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-67911966746602147272007-11-06T17:25:00.000-02:002012-09-01T15:35:07.665-03:00POR QUE O BRASIL É UM PAÍS POBRE[1]<div style="text-align: justify;">
O melhor indicador da riqueza de um país é a sua renda média per capita. Claro que outras medidas devem ser consideradas, como, por exemplo, o estoque de investimentos no processo produtivo e em infraestrutura, a distribuição da renda e a educação da população. No entanto, o estoque de investimentos e o nível de educação influenciam positivamente a renda e, além disso, com uma boa renda média per capita fica mais fácil investir, distribuir a renda e educar a população, entrando-se num círculo virtuoso.</div>
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Por que a renda média per capita no Brasil é baixa? </div>
<a name='more'></a>Existe uma fortíssima correlação entre a renda média per capita e a produtividade do fator trabalho no processo produtivo. Produtividade é a relação entre o valor dos produtos e serviços fornecidos aos consumidores e o tempo trabalhado e o capital usado para produzir esses produtos e serviços. Então, pergunta-se: a produtividade no Brasil é baixa?<br />
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No Brasil existem duas economias paralelas, uma formal e com alta produtividade média e outra informal com baixíssima produtividade e que emprega a metade da força de trabalho. Aí está o problema, porque é por meio da competição que as empresas com alta produtividade aumentam sua participação no mercado em detrimento das que têm baixa produtividade. Às vezes, as empresas de baixa produtividade reagem e mantêm ou aumentam a sua participação. Outras vezes, elas fecham as portas. Em qualquer caso, a produtividade geral aumenta, gerando crescimento da renda. É um erro imaginar que as que fecham causam desemprego. Isso ocorre num primeiro momento, mas, a seguir, as pessoas desempregadas encontram ocupação em atividades mais produtivas e acabam tendo sua renda ampliada. A competição em bases iguais é que faz esse processo funcionar. No Brasil, porém, a competição não se dá em bases iguais, porque as informais não pagam imposto e as formais, de alta produtividade média, pagam impostos escorchantes. A diferença nas cargas tributárias tem conseqüências nefastas. As empresas produtivas pagam cada vez mais impostos e por isso, seus custos, e em conseqüência seus preços, apesar da alta produtividade, são semelhantes aos das empresas informais. Isto significa que as empresas altamente produtivas não podem ampliar sua fatia de mercado. O processo de evolução do aumento da produtividade e da renda está, assim, bloqueado.</div>
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Na década de 1990, a OCDE chegou ao chamado consenso de Washington, que abrange disciplina fiscal, câmbio flutuante, liberalização comercial, privatização, desregulamentação e respeito ao direito de propriedade. Os adeptos dessa política esperavam que os países emergentes que adotassem essas políticas ficariam mais competitivos e atrairiam investimentos, criando um mundo globalizado pacífico e integrado. Verificou-se, porém, que essas medidas são absolutamente necessárias mas não suficientes para o desenvolvimento econômico. O consenso de Washington subestimou demais a importância de um nível de competição em condições igualitárias para o crescimento da produtividade e da renda.</div>
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Os maiores bancos privados do Brasil têm, em média, uma produtividade no mínimo igual à dos maiores bancos americanos e europeus. O comércio formal das grandes empresas de varejo tem uma produtividade um pouco inferior à do comércio equivalente dos países desenvolvidos. No entanto, 85% do emprego no comércio de varejo de alimentos é informal, assim como quase 50% das vendas.</div>
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O governo, premido pelas suas enormes despesas correntes, investe cada vez menos e aumenta cada vez mais os impostos sobre as empresas formais, dificultando dessa forma o aumento da produtividade e, portanto, da renda.</div>
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Só existe um caminho para sairmos desse círculo vicioso: (1) diminuir as despesas correntes do governo e, em conseqüência, o seu tamanho; (2) diminuir a carga tributária sobre as empresas formais; (3) estimular a formalização das empresas informais.</div>
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Por isso fico assustado quando o Presidente diz que choque de gestão é contratar mais!</div>
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<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4451294751913284828#_ftnref1" name="_ftn1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title="">[1]</a> Esta postagem usa informações contidas no livro The Power of Productivity de William Lewis</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-7175047379227684592007-10-31T15:33:00.000-02:002012-09-01T15:36:10.198-03:00O MOMENTO FAVORÁVEL <div style="text-align: justify;">
O momento atual é altamente favorável para todos os países em termos econômicos. Isto se deve, principalmente, a três causas principais:</div>
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<ol>
<li>A política econômica expansionista dos Estados Unidos, que proporcionou um aumento considerável do produto nacional naquele país, gerando uma demanda enorme pelos produtos dos demais países.</li>
<li>A adesão da China ao regime capitalista, aumentando enormemente sua eficiência e ampliando o mercado consumidor do planeta em perto de um bilhão de pessoas.</li>
<li>O enorme acréscimo de produtividade e, em conseqüência, da renda, provocado pela introdução de tecnologias avançadas, especialmente nas áreas da comunicação e da informação.</li>
</ol>
<br />
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<a name='more'></a>As duas primeiras causas ampliaram a demanda pelas commodities que o Brasil exporta, permitindo um enorme aumento nos seus preços e viabilizando um saldo comercial nunca antes obtido.<br />
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A terceira causa proporcionou um enorme crescimento na produtividade e na renda de todos os países. Representa uma nova era histórica como não se via desde o final do século XVIII. Toda mudança de era gera um salto na riqueza dos países e não está sendo diferente desta vez. Foi assim na renascença, no final do século XV, fim da idade média e início da que se convencionou chamar de moderna e que seria mais apropriadamente denominada idade colonial. O mesmo progresso ocorreu no final do século XVIII, por ocasião da revolução industrial, que iniciou a idade que se convencionou chamar de contemporânea e que seria mais apropriadamente denominada idade industrial. A entrada na idade do conhecimento e da informação está causando fenômeno idêntico.</div>
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Além das causas externas acima, que geraram enorme crescimento em todos os países, o Brasil ainda tem outros fatos que geram um ambiente favorável ao crescimento:</div>
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1. O fim da inflação, que aumentou muito a produtividade, gerou confiança nos empresários e permitiu que o governo durante algum tempo faça emissões de moeda sem causar tanta inflação em virtude do maior entesouramento que reduz a velocidade de circulação da moeda.</div>
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2. O fim, ou pelo menos diminuição, do medo do discurso radical do PT, que abriu os horizontes dos empreendedores para investir no país em áreas onde o Brasil sempre teve vantagens comparativas e não eram aproveitadas por insegurança.</div>
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Apesar disso, o Brasil ainda não aproveitou integralmente os benefícios proporcionados por este momento: tem crescido bem menos do que a média mundial e só este ano começa a dar sinais de estar saindo da letargia. Ainda assim, poderia estar crescendo muito mais se tivesse privatizado mais e se tivesse adotado uma política fiscal mais restritiva, que teria permitido uma política monetária mais expansionista. Esses pontos já abordamos anteriormente e podem criar sérios problemas a médio e longo prazos se não forem revertidos.</div>
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A maior vantagem do governo atual é não ter que enfrentar a oposição do PT, mas, por outro lado, fica obrigado a fazer concessões ideológicas ao partido, recusando-se a privatizar e adotando uma política fiscal frouxa para acomodar os “companheiros” nos cargos públicos.</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4451294751913284828.post-23834441541995330492007-10-22T13:48:00.000-02:002012-09-01T15:36:47.366-03:00O PT É RELIGIÃO E NÃO PARTIDO POLÍTICO <div style="text-align: justify;">
O PT decidiu governar o país, mas não é um partido político e sim uma religião. O PT tem “idéias” taxativas sobre qualquer assunto e recusa-se a escutar. Para que ouvir se já tem dentro de si o que necessita? O PT, como qualquer religião, tem a verdade revelada, que deve ser imposta a todos os demais. O PT não aceita a discussão e instintivamente repudia qualquer norma externa que a regule. </div>
<a name='more'></a>O PT não aceita discussão, porque “só discute quem busca a verdade dentro de normas para regular uma discussão”, mas por que buscar a verdade se ele já a tem? Como disse Ortega y Gasset: “essas normas são os princípios da cultura; não há cultura onde não há normas, onde não se acatam certas posições intelectuais a que referir-se na disputa. A barbárie é a ausência dessas normas, a ausência da cultura”. Lembremos que Che Guevara disse: “Não posso ser amigo de ninguém que não compartilhe minhas idéias”.<br />
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Os membros do partido são os “batizados”. Nós somos os “infiéis”, que devem ser convertidos ou alijados do convívio dos “fiéis”.</div>
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O PT tem dogmas e verdades de fé, oriundos da verdade revelada que eles possuem. Toda sua argumentação é baseada nesses dogmas. Se os fatos não se ajustam aos dogmas, mudem-se os fatos para preservar os dogmas.</div>
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Para o PT o fim justifica os meios e tudo é permitido se for pelo poder do partido, característica típica de uma religião fundamentalista. O PT tem mártires, excomungados, santos e apóstatas. Tem também heresias. O PSOL é uma heresia, porque se ateve aos princípios que eram inicialmente pregados pelos “pastores” e “bispos” do PT para os seus fiéis, em vez de aceitarem as novas “verdades” necessárias para contribuir para a manutenção do poder conquistado. Assim, a Santa Inquisição do partido expulsou os “herejes”. Outros “herejes” já tinham sido “excomungados” anteriormente porque não aceitavam as discrepâncias entre os discursos e as práticas dos “bispos”.</div>
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Uma religião fundamentalista não deseja a convivência com o que não é ela. Odeia de morte o que não é ela. Por isso, o objetivo final é não apenas a conquista do poder como a eliminação de todos os que ameaçam a manutenção dessa conquista. Poucos dizem isto abertamente, pois este é um segredo da cúpula que não é divulgado a todos os fiéis.</div>
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Tentar fazer um petista mudar de opinião é o mesmo que convencer um religioso a renunciar à sua fé.</div>
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O bolivarianismo também é uma religião. Por isso, Hugo Chavez entende-se tão bem com os radicais do PT.</div>
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É preciso, porém, lembrar, que há os que acreditam na religião e os que a usam para seu próprio benefício, para alcançar ou ampliar o seu poder e seus privilégios. Isto sempre existiu em todas as religiões. Não é fácil distinguir os fiéis dos falsos fiéis.</div>
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Fica, então, a pergunta Lula e Chavez são fiéis ou falsos fiéis?</div>
Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/06622406834172937729noreply@blogger.com4